05 setembro 2014

I open at the close.


A fala e o pensamento são duas coisas distintas, mas igualmente complexas. A fala é dos extrovertidos, que conseguem expressar ideias facilmente. Já o pensamento é dos introvertidos, que preferem manter suas conclusões para si mesmos porque sabem que muito provavelmente serão erradamente interpretados. Curiosamente, a maior parte dos extrovertidos precisa pensar pra descobrir se, quando e por que algo está errado em si mesmo, enquanto os introvertidos precisam falar. O complicado é que pra quem está acostumado a falar, o pensamento é incerto. E pra quem está acostumado a pensar, a fala é traiçoeira.

Ou pelo menos é assim que vejo, penso e vivo. Sou 85% introvertida, então falar é uma tarefa árdua para mim. Desde a fala comum, tipo cumprimentar as pessoas, até falas complexas, como dizer o que eu estou sentindo e etc. O maior problema que passo é não fazer ideia de como passar um pensamento, que tem uma linha de raciocínio x, para a fala, que segue a linha de raciocínio y, sem que o significado se perca. Pra mim, pensar é extremamente mais fácil do que falar. Enquanto um você pode mudar quantas vezes quiser, o outro é definitivo.

A solução simples que achei foi me expressar através da escrita, mas nem isso sei fazer bem. É necessário, porém, que eu consiga masterizar essa arte. Quem sabe, se eu dominá-la, possa algum dia me expressar bem pelo aparato vocal. E quando chegar esse dia vou finalmente poder falar que algo em mim dói, mas não sei onde e nem por quê, e ser completamente compreendida.

0 comentários:

Postar um comentário