05 dezembro 2014

Resenha: Fangirl




Depois de mergulhar em literatura erótica, me choquei pelo sentimento que tive enquanto lia Fangirl, pois ás vezes ler livros inocentes é necessário e, a melhor parte é que pode se comentar sobre praticamente tudo, sem vergonha falaria "morri com essa cena" "muito fofo eles dois", e aqui está o meu comentário: esse livro é fofo na quantidade certa, sem mais! E o Levi é um idiota adorável com seus cafés (importante comentar)...

Sinopse: Cath é uma fã de Simon Snow. Ok, o mundo inteiro é um fã Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida - e ela é muito boa nisso. Ela e sua irmã gêmea, Wren, se esconderam na série Simon Snow quando eram apenas crianças, e foi isso que deu força a elas para superar o abandono de sua mãe. Lendo. Relendo. Frequentando os fóruns de Simon Snow, escrevendo fan fictions de Simon Snow. Agora que elas estão indo para a faculdade, Wren disse a Cath que não quer ser sua companheira de quarto. Cath é deixada por conta própria, completamente fora de sua zona de conforto. Ela tem uma companheira de quarto ranzinza com um encantador, sempre presente, namorado, uma professora de escrita ficcional que pensa que fan fictions são o fim do mundo civilizado, um colega bonito que só quer falar sobre palavras... E ela não pode parar de se preocupar com seu pai, que é amoroso e frágil e nunca ficou realmente sozinho. Para Cath, a pergunta é: ela pode fazer isso?

A história conta a vida de Cath, uma menina que vive na sombra da irmã gêmea e também no fanworld, aquele mundo em que as pessoas se escondem de parte da vida e focam apenas naquilo que gostariam de poder viver, nada de errado com isso, faço parte! Mas chega uma hora que não dá pra continuar sempre assim e vem a faculdade, pra quem não sabe, lá fora é um pouco diferente, é uma das maiores mudanças na vida de uma pessoa, muitas pessoas começam a morar sozinhas ou no campus, a partir dali começa a verdade independência para eles, e então começou pra Cath que pensara que conseguiria lidar com as coisas facilmente, pois imaginava que ia dividir o quarto com a irmã e tudo daria certo, mas não foi bem assim.

Wren, a irmã, quis se desgrudar e "aproveitar" em excesso a parte da independência, por tanto a pobre da Cath acabou dividindo o quarto com uma total estranha que no final se tornou amiga dela e a socorreu de alguns problemas. Mas nessa vida nem tudo é flores e, infelizmente, o pai das gêmeas tem um problema de saúde que requer certa atenção, isso cria uma certa quantidade de preocupação para Cath em deixá-lo morando sozinho, mas no livro acaba virando mais uma desculpa para ela voltar a se esconder no seu cantinho seguro e confortável quando todo o mundo dela está em crise, então, será que ela vai conseguir se virar?

Ok, eu estava querendo esse livro faz um tempo, ai a linda da Jess me deu e quando abri o papel de presente fiquei igual uma idiota gritando, pena não termos gravado para mostrar rs. O que me chamou a atenção foi a parte fangirl da história, como diz na sinopse, as duas irmãs escrevem fan fictions, agem como fans e isso é diferente, algo novo pra se encontrar em livros, aliás as pessoas só agora estão descobrindo esse mundo de ships, otps, aus e etc. Devo dizer que foi uma proposta de certo modo original, por tanto... Precisava ler.

Não me arrependi! A originalidade estava em várias páginas, mas não acredito que esse livro seja realmente sobre a parte fangirl, pois como Cath é uma pessoa fechada e tem medo de mudanças, a faculdade atinge tudo isso. Acredito que o ponto da história é quando a personagem quer voltar para sua zona de conforto por que vai ser mais fácil, só que então ela tenta seguir em frente, continuar a cima de todas as dificuldades e novidades apresentadas.

"Não se pode desistir às vezes? Não é ok dizer ‘isso tá me machucando demais, então vou parar de tentar'?"

Achei poucas resenhas que comentassem essa parte, focam demais no romance que está acontecendo - que por mais que também faça parte da mudança, não é o ponto em si, aliás não se acha Levi's por aí todo dia né -, com esse menino super fofo e cheio de sorrisos, achei a criação do personagem bem legal, a parte dele do interior deixa tudo uma graça, e gente... Eu bebia café toda hora que o Levi aparecia com um na mão, vicio momentâneo rs.

Outro pontinho original são os trechos de fan fictions aparecendo no inicio de cada capitulo e alguns sendo escritos pela Cath em vários momentos. Tem essa aula de ficção na faculdade que achei a ideia simplesmente necessária, frequentaria com o maior prazer, todos os alunos tem que criar histórias ali do nada, a professora consegue notar o estilo de cada um e parece mágico. E o fato de exporem sentimentos de escritores como "não há nada melhor do que criar algo novo do nada" e a própria personagem também defender que fan fiction era tão bom quanto foi um tanto libertador e aconchegante, aquele momento em que você se identifica com palavras de outras pessoas e sabe que elas te entendem. Amei.

Acho que a única coisa que não curti muito foram as falas, não sei se foi erro do editor e tals (acontece), mas acabava me perdendo as vezes. Na verdade, senti certa dificuldade quando fica implícito que Levi e Cath finalmente fizeram sexo, pois achei essa parte muito "tá, eles fizeram ou não?", a própria Rainbow podia ter facilitado isso e ter nos dado um pouco de preliminares, seria até mais interessante. E também, comentar como a própria Cath se sentiu cruzando essa barreira na vida dela.

Agora, vi muitas pessoas comentando sobre o livro negativamente por causa de Eleanor & Park da mesma autora, disseram que criaram muito esperança e esse não foi tão bom e, como eu não li este outro, vou deixar para vocês que leram me dizer! Então, por favor, me conte o que vocês acharam!

2 comentários:

  1. Ah eleonor e park é dessa autora? Não sabia. Outro dia tava vendo o site da saraiva e quis comprar esse livro, agora ele vai direto para a minha wishlist! Eu adoro esses livros mais leves e acho que vai rolar identificação com a personagem principal. Vou esperar ter promoção e comprar ele ahsuhashs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu já até comprei pra ler depois, mas já me falaram de um outro bem melhor que seria Amy & Matthew de Cammie McGovern, aproveita e adiciona esse ai também, dizem que é emocionante heheh
      Beijos :)

      Excluir